quinta-feira, 25 de maio de 2017

Grupo de estudo debate sobre a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano

Durante o encontro do dia 18/05/2017, os membros do Grupo de Estudo GEMAST debateram a respeito da noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.


Iniciamos nosso encontro com a retomada da noção de escalas, sua utilidade no cotidiano e as formas de representação. Em seguida passamos a analisar a Habilidade 11.

H11 - Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.

Esta habilidade pertence a competência de área 3 - Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

De acordo com a estudante Ariane Rodrigues,

Começamos vendo algumas explicações do professor Adeilton Silva sobre como calcular escalas. Em seguida resolvemos algumas questões dos últimos ENEMs usando a competência de área 3. Aprendi bastante, tirei algumas dúvidas pendentes, ou seja, adorei.

Nossos encontros acontecem todas as quintas feiras ás 8h na EEm Santa Tereza.


Exemplo de questões trabalhadas no encontro:
4. ENEM 2012 - Questão 161 – Prova Amarela.
O esporte de alta competição da atualidade produziu uma questão ainda sem resposta: Qual é o limite do corpo humano? O maratonista original, o grego da lenda, morreu de fadiga por ter corrido 42 quilômetros. O americano Dean Karnazes, cruzando sozinho as planícies da Califórnia, conseguiu correr dez vezes mais em 75 horas.
Um professor de Educação Física, ao discutir com a turma o texto sobre a capacidade do maratonista americano, desenhou na lousa uma pista reta de 60 centímetros, que representaria o percurso referido. Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 25 jun.2011 (adaptado)

a) 1:700           b) 1:7 000          c) 1:70 000          d) 1:700 000              e) 1:7 000 000

Nenhum comentário:

Postar um comentário