domingo, 14 de maio de 2017

Estudantes da zona rural criam grupo de estudo

Inspirados no GEMAST, estudantes do sítio São Gonçalo criam grupo de estudo para discutir sobre conteúdos do ensino médio, habilidades para o ENEM e redação.


Tivemos a imensa felicidade e honra em visitar e comprovar o bonito trabalho que os alunos da nossa escola (EEM Santa Tereza) estão desenvolvendo aos sábados na comunidade do Sítio São Gonçalo. 

Os estudantes Francisco Franciel, Francisco Ferreira (Reginaldo), Ana Cleide, Maria Alaide, Ana Maria, Cicero Regilândio e Cicero Francielho, solicitaram uma escola que não vem mais sendo utilizada para se reunirem, semanalmente, aos sábados para prosseguirem seus estudos com o objetivo de alcançarem um resultado satisfatório no ENEM e vestibulares.

Eles elaboraram um cronograma de estudos dividindo a responsabilidades e fortalecendo a união no grupo. De acordo com o cronograma abaixo, eles selecionam a disciplina e o aluno responsável irá conduzir os trabalhos e as discussões, mediando e fazendo as anotações, registros e ponderações pertinentes.


A nossa visita junto com alguns membros do GEMAST teve vários objetivos, entre eles:
·        Valorizar e fortalecer a criação do grupo;
·        Orientar a respeito das realizações dos encontros;
·        Apoiar a iniciativa e nos colocar a disposição para ajudar no possível, etc.

Dialogando com os membros do grupo, um fato nos chamou a atenção. Quando questionei sobre quais materiais emergenciais o grupo estava necessitando, nos foi repassado que o aluno Reginaldo teve que quebrar a imagem de um santo que é feita de gesso para utilizar como giz. Achei algo forte e tive a certeza de que quando se quer se pode ir muito longe. É um exemplo de que a vontade nos leva muito além dos nossos limites.


Levei o recado da direção da EEM Santa Tereza que se coloca a inteira disposição para ajuda-los no necessário. Essa semana iremos resolver esse problema com o giz, apagador, papel, lápis e caneta.


No dia de ontem 13/05, os jovens do grupo estavam discutindo sobre as noções básicas para produzirem uma redação nas normas padrões. Como registro a aluna Maria Alaide,

Hoje foi um dia bastante gratificante, pois aprendemos as noções básicas para produzir uma redação nas normas padrões. Agradecemos também a presença especial do professor Adeilton e ao grupo GEMAST no qual também compareceram.


Acredito que essa experiência veio fortalecer nosso grupo e trazer a certeza de estarmos inspirando a criação de novos grupos, além de disseminar a importância do estudo e da dedicação dos nossos alunos para a busca de resultados cada vez melhores. 

Mais fotos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário