COMPETÊNCIA DE ÁREA 2 - UTILIZAR O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO PARA REALIZAR A LEITURA E A REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE E AGIR SOBRE ELA
H6. “Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional”
As questões dessa habilidade exigem que o candidato construa um desenho com base nas informações disponíveis no enunciado, essencial para a resolução futura do problema. Na maior parte dos casos, a habilidade 1 não implica a realização de contas. Assim, quanto maior o repertório de formas geométricas do aluno, ele estará mais apto para enfrentar as questões dessa parte do Enem 2015. As nomenclaturas, portanto, mostram-se muito importantes.
As questões dessa habilidade exigem que o candidato construa um desenho com base nas informações disponíveis no enunciado, essencial para a resolução futura do problema. Na maior parte dos casos, a habilidade 1 não implica a realização de contas. Assim, quanto maior o repertório de formas geométricas do aluno, ele estará mais apto para enfrentar as questões dessa parte do Enem 2015. As nomenclaturas, portanto, mostram-se muito importantes.
H7. “Identificar características de figuras planas ou espaciais”
As questões dessa habilidade envolvem as propriedades das figuras geométricas, ou seja, os principais teoremas matemáticos. O candidato deve ver a figura, identificar qual a composição dela e qual processo utilizar para calcular cada uma das partes.
As questões dessa habilidade envolvem as propriedades das figuras geométricas, ou seja, os principais teoremas matemáticos. O candidato deve ver a figura, identificar qual a composição dela e qual processo utilizar para calcular cada uma das partes.
H8. “Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma”
Aqui o candidato deve mostrar que sabe realizar as contas que envolvem a geometria e chegar ao resultado esperado. Os quatro casos que os alunos comumente precisam enfrentar durante a prova são: o cálculo da medida de um ângulo, de um volume, de uma área e de um comprimento.
Aqui o candidato deve mostrar que sabe realizar as contas que envolvem a geometria e chegar ao resultado esperado. Os quatro casos que os alunos comumente precisam enfrentar durante a prova são: o cálculo da medida de um ângulo, de um volume, de uma área e de um comprimento.
H9. “Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano”
Nesse caso, o candidato deve mostrar que tem capacidade de encontrar uma solução matemática combinada com a razoabilidade de uma justificativa que a complemente. Assim, é como se o aluno precisasse descobrir qual o número deve mudar para atingir a resposta esperada.
Nesse caso, o candidato deve mostrar que tem capacidade de encontrar uma solução matemática combinada com a razoabilidade de uma justificativa que a complemente. Assim, é como se o aluno precisasse descobrir qual o número deve mudar para atingir a resposta esperada.
E, para que não fiquem dúvidas, veja os conteúdos, relacionados a esta competência, que precisam ser conhecidos pelos alunos:
• Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.
Neste primeiro exemplo, que apareceu em um prova do Enem, o aluno precisava saber apenas a diferença dos conceitos de massa, volume, comprimento e capacidade.
Massa é a quantidade de matéria contida em um objeto ou corpo. Multiplicando a massa de um objeto pela gravidade da terra temos o peso. O comprimento é distância entre dois pontos. Capacidade, no contexto, é quanto cabe em um determinado espaço. Em um metro cúbico, por exemplo, cabe mil litros de água. Em um decímetro cúbico cabe um litro. Esta relação de quanto cabe em um volume é a capacidade. Volume é o espaço que um corpo ocupa. Este espaço é expresso em unidades de tamanho cúbicas. O produto do problema proposto pela questão é expresso em metros cúbicos, indicando, claramente, que se trata de volume.
Massa é a quantidade de matéria contida em um objeto ou corpo. Multiplicando a massa de um objeto pela gravidade da terra temos o peso. O comprimento é distância entre dois pontos. Capacidade, no contexto, é quanto cabe em um determinado espaço. Em um metro cúbico, por exemplo, cabe mil litros de água. Em um decímetro cúbico cabe um litro. Esta relação de quanto cabe em um volume é a capacidade. Volume é o espaço que um corpo ocupa. Este espaço é expresso em unidades de tamanho cúbicas. O produto do problema proposto pela questão é expresso em metros cúbicos, indicando, claramente, que se trata de volume.
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